domingo, 19 de maio de 2013

PENTECOSTES - O ESPÍRITO



Pelo ‘Espírito’- hálito, sopro - Deus se faz entrelaçado com a criação e envolvente com a história; nunca ensimesmado, porém sempre como dinamismo de amor a elevar e integrar, a transformar e libertar. Ao Espírito, devemos nossa identidade no esforço de, maleáveis, nos soltarmos e nos comunicarmos, sem nos impormos como donos do que quer que seja. O Espírito, pois, nos preserva das artimanhas de poder, de isolamento e de exclusão, mergulhando-nos em ondas de pertença responsável.

O Espírito paira sobre o Universo e, nele, se insere sem aprisionar-se no mais forte ou perder-se no mais frágil ou paradoxal. Na condição de Sopro  Ruach  - ele sustenta,  integra, inova, transforma. Paciência para com resistentes, questionamento perante teimosos, o Espírito estimula acomodados, reconduz extraviados, encanta os puros. Sim, como Espírito, Deus se aloja no vazio inspirador de  uma criatividade inesgotável.

Ele abraça grandes e pequenos, santos e pecadores. O Espírito é prenhe de suavidade e ternura, de tolerância e vigor; educa na abertura, valoriza colaboração a fim de nos tornar fatores de acréscimo e de comum-união. Familiariza-nos com um olhar de compaixão, com generoso empenho de responsabilidade e de transformação, visando a harmonia no bem comum - sempre paz e solidariedade na convivência.

O Espírito confronta com perguntas: Por que ser religioso, se isso não produz dinamismo de elevação? Por que cultivar formas de espiritualidade, se não fazem crescer em cidadania? O Espírito Consolador nos familiariza com doação e confiança, com perseverança na luta; suaviza o que é duro e quebra o que é rígido; amplia a visão que se apega a ‘coisas’ e acresce a sabedoria de quem tece ‘relações’.

O Espírito faz corrigir toda desfiguração de Deus e inspira dinamismo de inovação. Inocula criatividade no ser e crer, no viver e morrer, envolvendo-nos no amor que confraterniza. Dessa forma, superamos o medo da escolha, tornando-nos responsáveis frente a toda insegurança. Ainda nos liberta da rotina e nos estimula a tomar as rédeas da vida nas próprias mãos. Assim, nos estimula a imprimir rumo saudável ao existir.

Nenhum comentário: